Fora Temer

Fora Temer
Fora Temer

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Opinião: Plebiscito pela Reforma Política: Constituinte Exclusiva Já!

imagesO atual sistema político brasileiro, incluindo ai seu sistema eleitoral, é algo carcomido pelo passado paternalista e populista de cinco séculos de História política desde a invasão europeia.
O presidencialismo de coalizão, sua excrescência mais visível, torna os programas partidários e de governo ilusão impressão irracional. Vota-se no plano, mas que plano? A tradição do presidencialismo brasileiro é de arrendar o plano em troca de apoios políticos e privilégios. A tradição do Congresso brasileiro é corroer planos, a fim de transformá-los em planos de permanência do poder.
No presidencialismo, o plano – que também representa o “povo” que nele estimulou esperanças – é apeado: o financiamento privado de campanha apenas joga a pá de cal necessária ao enterro do povo como indigente político.
No fim de um governo, o plano tornou-se um amontoado de frases e diretrizes confusas, maquiadas com muito marketing, positivada ao extremo, mas sem lastro no Plano de Governo vencedor de eleições.
Votei no plebiscito da Reforma Política – Por uma Constituinte Exclusiva, porque creio que ela terá a capacidade de turbinar os Direitos Políticos das pessoas brasileiras. Lendo T.H. Marshall (Cidadania, Classe Social e Status), dá para pensar na cidadania como o conjunto de Direitos Civis, Sociais e Políticos das pessoas e de um país.
No Brasil, os Direitos Sociais começaram com Vargas, na década de 1930, mas os demais direitos ainda estão travados na agenda estatal e societária. Quem sabe a Constituinte Exclusiva pela reforma política possa destravar a agenda de Direitos Civis, atualmente moeda de troca na deformação dos Planos de Governo.
Plano de Governo não tem pó mágico. Tem ou enfrentamento ou, rompimento de pregas. No Brasil, opta-se pela segunda opção.
Vota lá também! É uma proposta suprapartidária. Como disse a presidente Dilma: “é estarrecedor que se considere plebiscito algo bolivariano. então a Califórnia pratica o Bolivarianismo” As urnas estão por ai…

Nenhum comentário:

Postar um comentário